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Registros recuperados : 10 | |
4. | | SANTOS, J. R. P. dos; MAIA, V. M.; SILVA, B. S. da; DEMICHELI, P. M.; ASPIAZÚ, I.; CONCENÇO, G. Dynamics of the weed community during pineapple growth in the Brazilian semi-arid region. Agronomía Colombiana, v. 40, n. 1, p. 109-119, 2022. Título em espanhol: Dinámica de la comunidad de malezas a lo largo del crecimiento de piña en la región semiárida brasileña. Biblioteca(s): Embrapa Clima Temperado. |
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6. | | ALBANEZE, R. F. G. N.; LEITE, L. A. R.; OJEDA FILHO, S.; SILVA, B. S. da; SILVA, J. C.; MESSIAS, E. A. C.; SILVA, R. A. M. S. Controle da Infestação parasitária em ovinos suffolk criados no Pantanal Sul Matogrossense através do diferimento de pastagem. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 41., 2004, Campo Grande, MS. A produção animal e segurança alimentar: anais. Campo Grande: SBZ, 2004. 4p. CD-ROM, CA 096. Biblioteca(s): Embrapa Pantanal. |
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7. | | SILVA, B. S. da; CABREIRA, T. M.; De SOUZA, J. O.; MATIAS. N. R.; MACHADO, R. A. O.; JORGE, L. A. de C.; FERREIRA JR., P. R. Framework for Biological Control with Unmanned Aerial Vehicles. In: LATIN AMERICAN ROBOTIC SYMPOSIUM, 2022, BRAZILIAN SYMPOSIUM ON ROBOTICS (SBR), WORSHOP ON ROBOTICS IN EDUCATION (WRE), 2022, São Bernardo do Campo, Brazil. 25 - 30 Biblioteca(s): Embrapa Instrumentação. |
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8. | | ANDRADE, E. N.; OJEDA FILHO, S. C. F.; SILVA, B. S. da; FARIA PALLA, M. H.; MIRANDA FILHO, P. SILVA, R. A. M. S. Influência do transporte fluvial no Pantanal Sul-Mato-Grossense na qualidade das carcaças. In: SIMPÓSIO SOBRE RECURSOS NATURAIS E SÓCIO-ECONÔMICOS DO PANTANAL, 4., 2004, Corumbá, MS. Sustentabilidade regional: anais. Corumbá: Embrapa Pantanal: UCDB: UFMS: SEBRAE-MS, 2004. (CD-ROM). Biblioteca(s): Embrapa Pantanal. |
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9. | | ANDRADE, E. N.; OJEDA FILHO, S. C. F.; SILVA, B. S. da; FARIA PALLA, M. H.; MIRANDA FILHO, P. SILVA, R. A. M. S. Influência do transporte rodoviário no Pantanal na qualidade de carcaças. In: SIMPÓSIO SOBRE RECURSOS NATURAIS E SÓCIO-ECONÔMICOS DO PANTANAL, 4., 2004, Corumbá, MS. Sustentabilidade regional: anais. Corumbá: Embrapa Pantanal: UCDB: UFMS: SEBRAE-MS, 2004. (CD-ROM). Biblioteca(s): Embrapa Pantanal. |
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10. | | ANDRADE, E. N.; OJEDA FILHO, S.; SILVA, B. S. da; SILVA, J. C.; ALBANEZE, R. F. G. N.; SILVA, R. A. M. S. S. Manejo pré abate de bovinos de corte no Pantanal: efeito do transporte rodoviário no ocorrência de lesões em carcaças In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 41., 2004, Campo Grande, MS. A produção animal e segurança alimentar: anais. Campo Grande: SBZ, 2004. 3p. CD-ROM, MR 118. Biblioteca(s): Embrapa Pantanal. |
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Registros recuperados : 10 | |
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| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Pantanal. Para informações adicionais entre em contato com cpap.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Pantanal. |
Data corrente: |
19/08/2004 |
Data da última atualização: |
27/03/2017 |
Autoria: |
ANDRADE, E. N.; OJEDA FILHO, S.; SILVA, B. S. da; SILVA, J. C.; ALBANEZE, R. F. G. N.; SILVA, R. A. M. S. S. |
Afiliação: |
Zootecnista (Corumbá, MS); UCDB-IESPAN (Corumbá, MS); Embrapa Pantanal (Corumbá, MS). |
Título: |
Manejo pré abate de bovinos de corte no Pantanal: efeito do transporte rodoviário no ocorrência de lesões em carcaças |
Ano de publicação: |
2004 |
Fonte/Imprenta: |
In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 41., 2004, Campo Grande, MS. A produção animal e segurança alimentar: anais. Campo Grande: SBZ, 2004. 3p. CD-ROM, MR 118. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Problemas relacionados ao transporte rodoviário de bovinos podem conduzir a perdas na produção e a morte dos animais. Este trabalho teve como objetivo avaliar a influência do transporte rodoviário na ocorrência de lesões em carcaças de bovinos abatidos no Pantanal Sul Mato-grossense. Os animais transportados via rodoviária apresentaram 1,2 lesões/carcaça, com perda de 0,208 kg/carcaça ou 0,550 kg/carcaça considerando apenas aquelas que apresentaram lesões. Com relação ao tamanho das lesões foram observados os seguintes resultados: tamanho 1 (42,9%), tamanho 2 (16,2%), tamanho 3 (17,4%), tamanho 4 (14,0%) e o tamanho 5 (9,2%). Quanto ao tamanho das lesões, o tamanho 1 apareceu com maior incidência com cerca de 42,9%, em seguida os tamanho 2, 3, e 4 com 16,2%, 17,4%, 14,0% respectivamente. Conforme a cor das lesões, os bovinos que foram transportados via rodoviária, apresentaram os seguintes resultados: menos de 1 dia (60,3%), 1 a 2 dias (19,2%), 3 a 5 dias (5,5%), 5 a 7 dias (11,1%) e mais de 1 semana (3,7%). Concluímos que os dados obtidos sugerem que a maioria das lesões possam ter ocorrido no transporte ou no próprio frigorífico e apenas 39,6% delas foram durante o manejo, na fazenda. O transporte rodoviário parece ser uma importante causa de prejuízos econômicos, porém mais informações são necessárias para determinar as condições do transporte rodoviário e medidas urgentes para reduzir as perdas econômicas. |
Palavras-Chave: |
Bem-estar anima; Panantal; Pecuária de corte; Qualidade da carne. |
Thesaurus NAL: |
animal welfare; livestock; meat quality. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 02380naa a2200265 a 4500 001 1811119 005 2017-03-27 008 2004 bl --- 0-- u #d 100 1 $aANDRADE, E. N. 245 $aManejo pré abate de bovinos de corte no Pantanal$befeito do transporte rodoviário no ocorrência de lesões em carcaças 260 $c2004 520 $aProblemas relacionados ao transporte rodoviário de bovinos podem conduzir a perdas na produção e a morte dos animais. Este trabalho teve como objetivo avaliar a influência do transporte rodoviário na ocorrência de lesões em carcaças de bovinos abatidos no Pantanal Sul Mato-grossense. Os animais transportados via rodoviária apresentaram 1,2 lesões/carcaça, com perda de 0,208 kg/carcaça ou 0,550 kg/carcaça considerando apenas aquelas que apresentaram lesões. Com relação ao tamanho das lesões foram observados os seguintes resultados: tamanho 1 (42,9%), tamanho 2 (16,2%), tamanho 3 (17,4%), tamanho 4 (14,0%) e o tamanho 5 (9,2%). Quanto ao tamanho das lesões, o tamanho 1 apareceu com maior incidência com cerca de 42,9%, em seguida os tamanho 2, 3, e 4 com 16,2%, 17,4%, 14,0% respectivamente. Conforme a cor das lesões, os bovinos que foram transportados via rodoviária, apresentaram os seguintes resultados: menos de 1 dia (60,3%), 1 a 2 dias (19,2%), 3 a 5 dias (5,5%), 5 a 7 dias (11,1%) e mais de 1 semana (3,7%). Concluímos que os dados obtidos sugerem que a maioria das lesões possam ter ocorrido no transporte ou no próprio frigorífico e apenas 39,6% delas foram durante o manejo, na fazenda. O transporte rodoviário parece ser uma importante causa de prejuízos econômicos, porém mais informações são necessárias para determinar as condições do transporte rodoviário e medidas urgentes para reduzir as perdas econômicas. 650 $aanimal welfare 650 $alivestock 650 $ameat quality 653 $aBem-estar anima 653 $aPanantal 653 $aPecuária de corte 653 $aQualidade da carne 700 1 $aOJEDA FILHO, S. 700 1 $aSILVA, B. S. da 700 1 $aSILVA, J. C. 700 1 $aALBANEZE, R. F. G. N. 700 1 $aSILVA, R. A. M. S. S. 773 $tIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 41., 2004, Campo Grande, MS. A produção animal e segurança alimentar: anais. Campo Grande: SBZ, 2004. 3p. CD-ROM, MR 118.
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